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21/Jan/2020

Tabela de Fretes: reajuste impactará preços finais

Representantes da indústria, do comércio e do agronegócio acreditam que o reajuste da tabela de frete em até 15% determinado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, em vigor a partir desta segunda-feira (20/01), terá impacto imediato nos preços ao consumidor. Também se tornou obrigatório o pagamento de frete de retorno para operações em que o caminhão volta vazio. O reajuste da tabela de frete deve ter reflexo imediato nos preços dos eletroeletrônicos, segundo a Eletros, associação que reúne a indústria do setor. No caso da variação cambial, que impacta o custo dos eletroeletrônicos por conta do uso de componentes importados, é possível postergar o aumento de preços trabalhando com os estoques remanescentes. Mas quando envolve frete, não tem saída. Levantamento informal feito entre os associados da entidade mostra que o frete para os fabricantes de eletrônicos subiu entre 180% e 200% desde o início do tabelamento até hoje, incluindo o reajuste de 15%.

A Eletros também questiona o porcentual de reajuste. Não se sabe de onde tiraram 15%: a inflação está abaixo de 5%, a taxa Selic também está abaixo de 5%, o IGP-M um pouco acima de 5% e as margens de lucro do setor produtivo estão longe de 10%. A entidade afirma ainda que “o governo do presidente Jair Bolsonaro, que veio com a proposta de ser mais liberal, manteve o tabelamento do frete”. A Associação Paulista de Supermercados também afirma ser contra o tabelamento de preços. Segundo a entidade, se o reajuste da tabela for efetivamente aplicado, acabará sendo repassado para os preços nos supermercados. A Associação dos Produtores de Soja do Mato Grosso também diz que o seu setor é totalmente contrário a qualquer tipo de tabelamento, inclusive do produto agrícola. Tabelamento do frete envolve custo para a sociedade de uma maneira geral que o mercado não suporta e esse aumento de custo vai estourar no consumidor não apenas no produtor rural, segundo a entidade.

A Associação dos Produtores de Soja do Mato Grosso afirma que o governo precisa mudar o modal de transporte e que não tem lógica, no caso dos grãos, o custo do frete representar de duas a três vezes o valor da carga. A colheita da soja já começou no Mato Grosso. Mas a maior parte da safra sai do campo e será escoada pelas rodovias até os portos no mês que vem. A Eletros observa que o aumento da tabela do frete rodoviário tem reflexo maior sobre as indústrias localizadas no Nordeste e no Sul do País. No caso dos produtos fabricados na região Norte, na Zona Franca de Manaus, eles são escoados em navios de cabotagem. O temor é que o frete de cabotagem suba, como em 2018, com a maior demanda. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.