USDA: programa de estimativas pode ser extinto

Para reduzir custos do governo norte-americano, o presidente Donald Trump deve promover uma série de cortes na máquina pública. Uma das medidas é a possível extinção do programa Estimativas Globais de Oferta e Demanda (WASDE), que é responsável por elaborar relatórios ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O serviço tem um custo relativamente alto aos cofres públicos dos Estados Unidos, porque mantém profissionais do USDA, como economistas e agrônomos, reunindo informações em cerca de 70 países.

Fundando em 1973, o programa é uma grande referência internacional dos mercados de commodities, que produz estimativas de produção e estoques em nível global. O WASDE influência diretamente os movimentos na Bolsa de Chicago, além de outras especializadas no comércio de commodities. Porém, o mais provável é que o programa seja apenas reduzido para uma menor quantidade de países. Neste cenário de contingenciamento de gastos, o governo apresentou na quinta-feira (16/03) a proposta de orçamento do presidente Donald Trump.

Há duas agências com grande importância internacional que certamente sofrerão grandes cortes: o USDA e o USAID (Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional). Conforme esperado, o republicano propõe mais gasto em defesa e menos em ajuda internacional. Na pasta ambiental, ele anunciou o fim da participação financeira dos Estados Unidos para o fundo verde, da ONU.

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial nunca existiu um corte de gastos tão profundo no governo dos Estados Unidos. O corte histórico de emprego público da administração Trump é uma tentativa de baixar a dívida pública e reduzir o pagamento de juros da dívida – que deve subir de US$ 270 bilhões para US$ 768 bilhões em dez anos se não forem feitos os cortes. Fontes: Agrolink e Terraviva. Adaptado e revisado por Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica.


Voltar

Copyright 2017 Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica
Todos os direitos reservados.