Missão de compradores visita Estados algodoeiros

Um grupo de 25 representantes de seis países (Vietnã, Bangladesh, China, Turquia, Colômbia e Indonésia) convidados pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), visitou os três maiores Estados produtores da pluma no Brasil (Bahia, Goiás e Mato Grosso) até o dia 1º de setembro. Os representantes integraram a Missão Compradores deste ano, iniciativa realizada há quatro anos pela associação para apresentar ao mercado global a alta produtividade e práticas sustentáveis do algodão brasileiro. Nesta edição, a expedição ocorreu em meio à colheita da safra 2017/2018, já considerada um recorde de produção, que deve fechar a 2,015 milhões de toneladas de algodão em pluma. A programação incluiu visita às lavouras, usinas de beneficiamento (algodoeiras), laboratórios de classificação de algodão e fiação.

Uma das paradas foi no Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA), em Brasília. Os países de onde vieram os participantes estão entre os maiores compradores do algodão brasileiro, escolhidos juntamente a cinco tradings que fazem a intermediação dos negócios (Ecom, Reinhart, Cofco, Louis Dreyfus e Cargill). Os integrantes são empresários e executivos de grandes indústrias têxteis. Segundo a Abrapa, trata-se de uma ação comercial e diplomática que tem se mostrado muito eficaz, porque não há propaganda melhor do que trazer o comprador para conferir in loco como o algodão é produzido. Nesta safra, 2017/2018, o Brasil galgou novo patamar no ranking dos maiores exportadores mundiais da commodity, alcançando o terceiro lugar, que antes era ocupado pela Austrália, atrás apenas de Estados Unidos e Índia.

Segundo a Cofco, a visita foi importante para que os compradores conhecessem o nível de tecnologia empregado na produção de algodão e os projetos desenvolvidos pelos produtores por meio das associações. Embora a qualidade seja o principal fator na compra, vem aumentando o interesse pelo algodão de propriedades que conquistaram o selo de certificação internacional que comprova para o mercado consumidor as práticas sustentáveis na produção agrícola. O representante de indústria de fiação do Vietnã, afirmou que já teve uma experiência com um carregamento de algodão brasileiro em que faltava padronização na qualidade. Esta missão serviu para observar os esforços do Brasil para reconquistar a confiança dos mercados. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.


Voltar

Copyright 2018 Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica
Todos os direitos reservados.