China deve elevar importação de algodão do Brasil

Segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), o aquecimento na demanda chinesa e a guerra comercial estabelecida entre o país asiático e os Estados Unidos indicam que a China deverá avançar na importação de algodão do Brasil. Na temporada de 2017/2018, os chineses ocuparam a quinta posição no ranking de importadores de algodão do Brasil, com 79.306 toneladas. A liderança ficou com o Vietnã, seguido pela Indonésia. Até o momento, cerca de 70% da safra brasileira 2018/2019 já foi comercializada.

Em 6 ou 7 anos, o Brasil deve ultrapassar os Estados Unidos na exportação de algodão, pois o manejo do produto brasileiro tem sido superior. No mundo, a China foi responsável pela aquisição de 1,282 milhão de toneladas na safra de 2017/2018 e estima-se que serão importados 2 milhões de toneladas em 2018/2019, com base em dados do Comitê Consultivo Internacional do Algodão (Icac). A Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea) destacou que o déficit de 3 milhões de toneladas entre consumo e produção na China contribui para sustentar a demanda daquele país para importação da pluma.

Não se sabe exatamente o tamanho do estoque interno da China, mas é provável que seja muito menor do que já foi. É extremamente importante para a China ter o Brasil como um parceiro fortalecido na produção de algodão. Segundo a Abrapa, com a guerra comercial entre a China e os Estados Unidos, no médio e longo prazo, todos perdem. Os compradores chineses não devem voltar a adquirir o produto norte-americano com toda a potencialidade. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.


Voltar

Copyright 2018 Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica
Todos os direitos reservados.