Governo deverá apoiar escoamento de 8 milhões t

O governo federal finaliza portarias interministeriais com as regras para operações de socorro ao mercado de milho, com a previsão de escoar até 8 milhões de toneladas do grão do mercado, dar sustentação aos preços e ainda recompor estoques públicos. O volume corresponde a pouco menos de 9% da safra recorde brasileira de milho em 2016/2017 de milho, estimada em 91,47 milhões de toneladas, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

As portarias assinadas pelos ministérios da Fazenda, Planejamento e Agricultura são esperadas para o início da próxima semana. Do total previsto para ser movimentado nas operações, 1,5 milhão de toneladas serão para contratos públicos de opção de venda, nos quais os produtores pagam uma forma de seguro que garante a venda por um preço mínimo para o governo formar estoques. Essa operação vai repor estoques que estão praticamente zerados e agora é o momento.

No ano passado, quando houve escassez de milho, o governo comercializou estoques a R$ 33,00 por saca de 60 Kg e agora espera comprar o grão a R$ 14,00 por saca de 60 Kg. O volume restante, de até 6,5 milhões de toneladas de milho deve ser escoado de centros produtores para consumidores por meio de operações de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) e Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Pepro). Fonte: Agência Estado.


Voltar

Copyright 2017 Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica
Todos os direitos reservados.