Leilões de Opções para 1 milhão t de milho de MT

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) confirmou que fará uma série de leilões de Contrato de Opção de Venda de milho e que poderá ser adquirido até 1 milhão de toneladas do grão de Mato Grosso. A iniciativa foi autorizada pelo Conselho Interministerial de Estoques Públicos (Ciep) e publicada no Diário Oficial da União (DOU), pela Portaria Interministerial nº 799. A portaria estabeleceu como preço de venda o valor de R$ 17,87 por saca de 60 Kg para o cereal das safras 2016/2017 e 2017. Os produtores terão até 15 de setembro deste ano para exercer o direito de venda do produto à Conab.

O primeiro leilão deve ocorrer nas próximas semanas. O Ciep autorizou também, a aplicação de até R$ 500 milhões em instrumentos de apoio à comercialização de milho, como o Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural e/ou sua Cooperativa (Pepro) e o Prêmio para Escoamento de Produto (PEP). A Conab justifica as medidas, dizendo que os estoques de passagem nesta safra podem atingir 19,9 milhões de toneladas, em função da colheita 37,5% maior do cereal no ciclo 2016/2017, com 91,4 milhões de toneladas.

Além disso, o setor de produção animal, principal mercado consumidor de milho, não deve registrar elevação de demanda na mesma proporção. Outro aspecto a ser considerado é o fluxo de exportações. Até o momento, as negociações antecipadas de milho não superaram 43% em Mato Grosso, principal Estado produtor e exportador, e novas negociações seguem travadas por causa da perspectiva de preços abaixo do mínimo. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica.


Voltar

Copyright 2017 Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica
Todos os direitos reservados.