Conab fará mais 3 leilões de PEP, PEPRO e Opções

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou para o dia 25 de maio, mais três leilões de apoio à comercialização de milho em Mato Grosso. O primeiro pregão oferecerá 7,4 mil contratos de Opção de Vende de Milho em grãos, a granel. Esta operação concede aos produtores a possibilidade de vender milho ao governo federal até 15 de setembro deste ano, pelo preço de R$ 17,87 por saca de 60 Kg. Está marcado para o mesmo dia o leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro), para venda e escoamento de 500 mil toneladas de milho.

Nesta operação o prêmio é adquirido pelos produtores, que deverão obrigatoriamente comprovar a venda do milho para avicultores, suinocultores, bovinocultores, ovinocaprinocultores, piscicultores, indústrias de ração ou de alimentação humana e comerciantes. Para receberem o prêmio, além da comprovação da venda, eles também deverão escoar o produto para os destinos especificados no edital. O objetivo do prêmio é complementar o valor recebido pela venda do milho para que ele atinja o Preço Mínimo.

O terceiro leilão será o de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) para mais 500 mil toneladas de milho. No caso do PEP, terá direito ao prêmio o participante que comprovar a compra do milho em grãos do produtor rural ou de cooperativa na unidade da federação de plantio, no valor do Preço Mínimo fixado pelo governo federal, e o seu posterior escoamento para os destinos especificados no edital. A Conab informou, ainda, que este ano já foram ocorreram dois leilões de cada um desses instrumentos de apoio ao produtor de milho do Mato Grosso.

Foram negociados 14,8 mil Contratos de Opção de Venda de 399,6 mil toneladas milho em grãos das safras 2016/2017 e 2017. Também foi ofertado Pepro para 700 mil toneladas de milho em grãos e foi arrematado prêmio para escoamento de 466,7 mil toneladas. Foi oferecido, ainda, PEP para 500 mil toneladas, com 138,6 mil toneladas negociadas. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica.


Voltar

Copyright 2017 Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica
Todos os direitos reservados.