Bolsa de Chicago em alta com ganhos do petróleo

Os contratos futuros de milho fecharam em alta na sexta-feira (26/05) na Bolsa de Chicago, em sessão marcada pelo ajuste de posições antes do feriado de Memorial Day nos Estados Unidos nesta segunda-feira (29/05). O movimento refletiu, basicamente, o avanço do petróleo após a forte queda de quinta-feira (25/05). O vencimento julho ganhou 5 cents (1,35%) e fechou em US$ 3,74 por bushel. As oscilações do petróleo costumam direcionar as commodities agrícolas, mas em especial os futuros do milho.

O cereal é a matéria-prima para a fabricação de etanol nos Estados Unidos, e o biocombustível é o concorrente direto da gasolina. Assim, quando o petróleo sobe, a interpretação feita é de que as cotações do combustível fóssil também avançarão, estimulando o consumo de álcool. É de se destacar também que a janela de escolha entre soja e milho está terminando para os produtores norte-americanos. Até junho, eles terão de decidir pelo cultivo de um dos grãos.

As chuvas em excesso nas últimas semanas levantaram especulações de que os produtores tendem a preferir a soja, pois o milho precisa de algum tempo ensolarado e seco. Há fatores de pressão, contudo. O mercado ainda leva em consideração as compras menores pela China no mês passado. Foram apenas 3 mil toneladas, queda de praticamente 100% ante abril de 2016. Paralelamente, os Estados Unidos comercializaram 457,7 mil toneladas de milho das safras 2016/2017 e 2017/2018 na semana passada, volume aquém do esperado pelo mercado.


Voltar

Copyright 2017 Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica
Todos os direitos reservados.