China aprova importação de novas variedades GM

Autoridades da China aprovaram a importação de duas novas variedades geneticamente modificadas de milho, uma desenvolvida pela Monsanto e outra, pela Syngenta. Em maio, a China tinha concordado em acelerar a avaliação de aplicações biotecnológicas, como parte de um acordo comercial mais amplo com a administração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No entanto, desde o acordo, foram aprovadas apenas quatro variedades geneticamente modificadas de milho e soja, de um total de oito que o governo chinês tinha se comprometido a avaliar mais rapidamente.

Segundo a Monsanto, a aprovação é uma boa notícia, observando que a companhia tinha submetido sua variedade de milho havia cinco anos. Porém, a China ainda não liberou a importação de outros produtos da empresa. Embora o governo da China já tenha afirmado que acredita na segurança de grãos geneticamente modificados, vem adotando uma postura cautelosa para aprovar a importação de novas variedades, temendo uma reação negativa da população. Além disso, não permite o plantio de sementes transgênicas de certos grãos, como milho e soja.

Como a China é o maior importador mundial de soja e também compra grandes volumes de milho e outros grãos, empresas de sementes costumam adiar o lançamento de novos produtos geneticamente modificados até que o país asiático autorize sua importação. Empresas de sementes, porém, gostariam que essas autorizações não fossem tão dependentes de encontros e acordos comerciais acertados entre membros do alto escalão dos governos. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica.


Voltar

Copyright 2017 Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica
Todos os direitos reservados.