PR: solicitada extensão de zoneamento da 2ª safra

A Secretária de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab) solicitou ao Ministério da Agricultura que seja prorrogado o zoneamento agrícola de risco climático para o plantio de milho 2ª safra no Estado. A solicitação é de que a janela de plantio seja estendida em mais dez dias para os municípios paranaenses que tenham o encerramento de semeadura definido para os dias 20 e 28 de fevereiro de 2018.

Segundo a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), a medida beneficiaria municípios das regiões oeste, noroeste, centro-oeste e norte. O argumento é de que o clima mudou a dinâmica de plantio neste ano. Houve atraso do início do plantio da safra de verão (1ª safra 2017/2018) e o volume elevado de chuvas e a falta de luminosidade em função do grande número de dias nublados provocaram atrasos no desenvolvimento dos cultivos de soja e está dificultando o plantio do milho da 2ª safra de 2018.

No dia 6 de fevereiro, portaria do Ministério da Agricultura alterava datas de plantio no Paraná, abrangendo principalmente municípios da região sudoeste. Os produtores que não tiveram a janela de plantio ampliada estão aguardando a prorrogação das datas para suas regiões, para que possam retificar o planejamento das suas propriedades. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica.


Voltar

Copyright 2018 Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica
Todos os direitos reservados.