MT: redução de até 15% na produção da 2ª safra

Segundo a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), a 2ª safra de milho de 2018 deve ser 10% a 15% menor que a do ano passado. A queda se deve à menor área plantada e à falta de chuva durante o desenvolvimento. No geral, o milho está bom dentro do Estado, mas em algumas regiões faltou chuva.

Os atrasos nos embarques de soja após a greve dos caminhoneiros e o tabelamento dos fretes podem limitar o espaço nos armazéns para o milho que está começando a ser colhido no Estado. A grande preocupação com a safra de milho é justamente esse período que ficou sem embarcar soja. Nesta semana, somente um pequeno volume será embarcado e vai faltar espaço em armazéns para estocar o milho. São 26,3 milhões de toneladas que, apesar de ser um volume menor do que no ano passado, ainda é uma grande safra.

Aproximadamente 30% da produção brasileira vem de Mato Grosso. O preço pago ao produtor pelo milho, que começava a reagir, pode ser achatado pelo tabelamento dos fretes. Hoje, se for considerar os novos fretes, os produtores podem receber entre R$ 5,00 e R$ 6,00 por saca de 60 Kg a menos. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.


Voltar

Copyright 2018 Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica
Todos os direitos reservados.