SC terá produção 5,8% maior na 1ª safra de milho

Maior importador de milho do Brasil, Santa Catarina espera um aumento de 10% na safra de milho grão, segundo estimativa do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa). Os produtores devem colher 2,7 milhões de toneladas na safra 2018/2019, 5,8% acima da temporada anterior. O crescimento na safra é resultado do aumento da área plantada e da produtividade. Em Santa Catarina serão 328,6 mil hectares cultivados com milho grão – um incremento de 7,4% em relação à 1ª safra 2017/2018. O ganho de área pode ser explicado pelos preços favoráveis do grão desde o início deste ano e também pela necessidade de rotação de culturas com a soja.

A meta catarinense de ter uma produtividade média de 10 toneladas por hectare já é realidade nas regiões de Xanxerê e Campos Novos – e a expectativa é de que, até 2020, essa seja a produtividade de todo o estado. Para a próxima safra, o rendimento das lavouras de milho deve ficar em 8,3 toneladas por hectare. Com sementes de alto valor genético e com alto padrão de produtividade, os produtores catarinenses investem cada vez mais em tecnologias. A área de cultivo de milho com o objetivo de produção de silagem tem crescido sensivelmente em Santa Catarina. A área plantada com silagem vem aumentando 15% ao ano desde 2013.

Essa expansão está diretamente relacionada ao expressivo crescimento da produção leiteira de Santa Catarina. Para a safra 2018/2019 está prevista uma colheita de 9,1 milhões de toneladas em 218 mil hectares plantados. Um gigante na produção de carnes, Santa Catarina se tornou também um grande comprador de milho. Todos os anos, 4 milhões de toneladas do grão saem do Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul para abastecer as cadeias produtivas de suínos, aves e leite em Santa Catarina. Santa Catarina produz em média 3 milhões de toneladas de milho por ano e utiliza 7 milhões de toneladas na alimentação de suínos e aves. Fonte: Secretaria de Agricultura de Santa Catarina. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.


Voltar

Copyright 2018 Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica
Todos os direitos reservados.