RS: produção de milho verão deve crescer 22,3%

A Emater-RS apresentou os dados coletados no Rio Grande do Sul, considerando a situação das lavouras até fevereiro/2019. Segundo os números preliminares, houve aumento na expectativa de produção na grande maioria das culturas, com destaque para a cultura do milho, que tem previsão de aumento de 22,32% na produção. A safra de verão 2018/2019 deverá alcançar uma produção próxima de 32 milhões de toneladas, o que poderá causar um impacto econômico no valor bruto superior a R$ 31 bilhões. Com a confirmação desses números, esta será a segunda maior safra de verão no estado do Rio Grande do Sul. O grande destaque para esta safra é o cultivo do milho grão.

Com um aumento de 7,43% na área plantada, a expectativa de produção é de 5,52 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 22,32% em comparação à safra passada. É o maior crescimento estimado para as culturas de verão este ano. Em produtividade, o crescimento previsto é de 13,87%, que se refere a uma média de 7,3 mil quilos por hectare. Esse crescimento é expressivo e muito importante para o Estado. É um aumento significativo, pois o milho tem uma grande importância para o Rio Grande do Sul, especialmente nas cadeias de suinocultura, avicultura e gado leiteiro. É uma das culturas que teve mais rentabilidade nos últimos anos, em função das tecnologias utilizadas. No início da década de 90, a média de produtividade no Estado era de 18 sacas de 60 Kg por hectare. Em 30 anos, foi possível passar para uma média acima de 100 sacas de 60 Kg por hectare e isso se deve a tecnologia.

Ijuí, Passo Fundo e Erechim são as regiões que se destacam na produção de milho grão. O cultivo do milho silagem, que não é contabilizado junto com o milho grão, apresentou uma redução na área plantada de 3,56% (área atual de 354 mil hectares), em comparação à safra passada. Mesmo com essa redução, a expectativa de produção e a produtividade tiveram crescimento em relação ao ano passado. É estimada a produção de 13,7 milhões de toneladas (aumento de 2,54%) e uma produtividade de 38,7 toneladas por hectare (crescimento de 6,32%). Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.


Voltar

Copyright 2019 Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica
Todos os direitos reservados.