Reduzida previsão de exportação de milho em 2019

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) reduziu sua projeção para exportação brasileira de milho em 2019. A previsão de embarques de milho foi revisada de 31 milhões de toneladas para 28 milhões de toneladas. A revisão deve-se às incertezas geradas com relação ao tabelamento do frete. A estimativa de exportação de milho para este ano se torna particularmente difícil de ser realizada com segurança e assertividade.

Caso mantida e reforçada a implementação da lei de pisos mínimos, a exportação de milho no segundo semestre poderá sofrer grande impacto negativo, alterando essa projeção. Em março, o total exportado de milho foi de 503 mil toneladas, cerca de 220 mil toneladas acima do volume embarcado em março de 2018. Conforme a Secex, os embarques de milho somaram 891,9 mil toneladas em março (+47,4%). Os dados diferem da Secex porque a Anec considera uma base diferente.

Enquanto a Secex leva em conta para o cálculo os registros de exportação e documentos apresentados no embarque, a Anec considera números de agências marítimas referentes ao volume efetivamente embarcado nos navios. As exportações de milho chegam a 4,4 milhões de toneladas no acumulado do ano, um acréscimo de 34% em relação aos embarques entre janeiro e março de 2018. Para o mês de abril, estão programadas para embarque cerca de 370 mil toneladas de milho. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.


Voltar

Copyright 2019 Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica
Todos os direitos reservados.