14/Set/2022
De acordo com o estudo “Consumidor do Amanhã da Mosaiclab”, divulgado nesta terça-feira (13/09), o comportamento dos consumidores mudou desde o início da pandemia. O perfil de consumidor que considera critérios ligados à natureza e responsabilidade social como principais vetores de vida e compras passou de 15% do total em 2020, para 20% em 2022. Aqueles que não têm barreiras entre compras online e offline, com "comportamento fluido", passaram de 12% para 18%. Os que classificam a tecnologia como principal fator decisivo passaram de 8% para 16%.
Enquanto isso o consumidor mais tradicional, pouco tecnológico e econômico, partiu de 30% em 2020 para 13% em 2022. O cliente chamado "micro evolutivo", que aceita mudanças com cautela, e o perfil crítico e detalhista, que precisa de muitas informações para tomar uma decisão, ficaram praticamente estáveis: mantendo 18% nos dois anos analisados e de 17% para 15%, respectivamente. Foi destacada a importância de estar presente em todas as etapas que levam o consumidor à compra, e enfatizada a necessidade de dados e da interpretação deles para atingir os objetivos.
A percepção é de que há riqueza de dados, mas pobreza em informação. A internet das coisas, inteligência artificial, análise de dados do varejo, automatização, visão computadorizada, tecnologias voltadas para visualização de produtos e imersão digital, e tecnologia de nuvem são chaves para o setor. Sobre a visão computadorizada, é possível que as câmeras em lojas passem a fornecer dados para as companhias a respeito do comportamento e da "jornada do cliente". Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.