ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Set/2022

CAS reafirma compromisso com sustentabilidade

Segundo o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), os ministros e secretários de Agricultura da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, reunidos em Montevidéu, no Uruguai, no âmbito do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), destacaram na semana passada que os sistemas produtivos de seus países adotam práticas de proteção dos recursos naturais e produzem “mais com menos”. Os representantes exortaram, ainda, as nações desenvolvidas a que cumpram com a sua responsabilidade, reconhecida desde 2015, no Acordo de Paris, de fornecer os recursos financeiros para a mitigação e a adaptação à mudança do clima nos países em desenvolvimento.

Em uma declaração consensual e aprovada na reunião, os ministros indicaram que o setor agropecuário da América Latina e do Caribe constitui um dos principais produtores mundiais de alimentos e é altamente vulnerável à mudança do clima. Os dirigentes acrescentaram que veem com preocupação certas iniciativas e propostas arbitrárias e injustificadas propostas por alguns países ou blocos, as quais, longe de visar resolver os problemas que enfrentamos, gerarão um agravamento da situação de vulnerabilidade à mudança do clima das pessoas mais pobres, reduzindo a produção e o comércio internacional de matérias-primas e alimentos saudáveis, seguros, nutritivos e sustentáveis.

Os ministros também expressaram a necessidade de aprofundar um olhar comum do setor agropecuário das Américas com a questão da mitigação e adaptação à mudança do clima, perto da conferência da ONU (COP-27), que ocorrerá em novembro no Egito. O CAS é o foro ministerial de consulta e coordenação de ações regionais, integrado pelos ministros e secretários de Agricultura da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Seu objetivo é definir as prioridades da agenda agropecuária e tomar posições comuns sobre temas de interesse regional. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.