ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Set/2022

Eleições 2022: cenário eleitoral ainda imprevisível

Segundo o Insper, a poucos dias do primeiro turno, o cenário eleitoral ainda é imprevisível. As pesquisas mostram Lula (PT) à frente da disputa, com vantagem de 6% a 8% pontos porcentuais, mas é uma eleição ainda aberta pelo voto envergonhado, alienação eleitoral, o tempo de televisão restante e os fatos imponderáveis que podem ocorrer. Há muita imprevisibilidade. Nas últimas pesquisas eleitorais, o presidente Jair Bolsonaro (PL) parou de crescer, enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retomou o fôlego.

O eleitorado de Lula é majoritariamente feminino, da Região Nordeste, mais jovem e de até dois salários-mínimos. Bolsonaro tem eleitorado masculino, a Região Sul e classe média trabalhadora, acima de cinco salários-mínimos. Esta é uma eleição curiosamente governista, a exceção do presidente Jair Bolsonaro e do governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB). Bolsonaro tem desafio que não consegue diminuir a sua rejeição como presidente e a reprovação do governo. Lula é o mestre da ambiguidade. Muda seu discurso conforme o público. Se trata de uma campanha de duas reeleições.

A Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) afirmou que, independentemente do resultado eleitoral, o setor privado precisa ter participação mais ativa no governo. Qualquer que seja o resultado da eleição, o presidente que assumir dia 1º de janeiro enfrentará desafios muito complexos, a começar pela relação entre Executivo e Legislativo. O Insper acrescentou que Bolsonaro manteve boa relação com o Congresso, o que permitiu avanço de determinadas pautas. Qualquer que seja o governo, a pauta do Congresso será voltada à desburocratização. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.