28/Set/2022
A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, afirmou que as mudanças climáticas podem ter um efeito preocupante na estabilidade macroeconômica. O governo Joe Biden está atento ao tema e pretende acelerar a transição para o futuro verde na economia. Ela defendeu o "Inflation Reduction Act", legislação que entrou em vigor em agosto com a intenção de reduzir a inflação cortando o déficit do país, reduzindo preços de medicamentos prescritos e investindo na produção doméstica de energia, enquanto também promove uma matriz energética mais limpa.
Ela destacou as oportunidades econômicas na transição energética e os riscos oriundos do aquecimento global. As mudanças climáticas podem provocar choques na oferta e elevar os preços. Além disso, esses choques têm ocorrido com mais frequência agora, apontou, citando a Europa como exemplo desse impacto, no quadro atual, no contexto da guerra na Ucrânia e das consequentes sanções contra a Rússia. A atuação do governo dos Estados Unidos neste momento é a mais agressiva já adotada para enfrentar a crise climática.
Os Estados Unidos têm investido para criar empregos e deseja ver preços de energia mais baratos para as famílias norte-americanas, após altas recentes, causadas sobretudo pela guerra da Rússia na Ucrânia. Ela falou sobre alguns aspectos da legislação sobre o tema, para apoiar investimentos verdes, com a participação da iniciativa privada, inclusive com créditos tributários. Ela ainda alertou que os choques causados pelas mudanças climáticas têm efeitos duradouros na economia. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.