ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Out/2022

Legislação da UE contra desmate pode ser positiva

A Cargill afirmou que vê de maneira muito positiva a legislação em debate na Europa que propõe criar uma sobretaxa na importação de produtos com associação ao desmatamento. Isso porque quem quiser produto sem associação com desmatamento vai ter de pagar, é uma maneira de normatizar. Se um mercado grande como a Europa começa a exigir e pagar por isso, ajuda a acontecer.

A princípio pode parecer duro, mas é passo favorável para que o agro brasileiro tenha uma redução da pegada de carbono. Em grandes mercados consumidores, como os Estados Unidos e a Europa, a descarbonização, ou seja, a busca por produtos com menor emissão de carbono, está impregnada em hábitos de consumo, especialmente das novas gerações. A tendência de descarbonização traz um peso para o agro brasileiro, que, no exterior, é associado ao desmatamento.

Por isso, a preocupação de cada produtor em descarbonizar propriedade deve ser vista como positiva. Há uma série de tecnologias e técnicas de manejo que contribuem para reduzir as emissões de gases de efeito estufa da agropecuária, como adoção de energias renováveis, o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.