ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Nov/2022

China é principal destino de produtos agropecuários

O Sudeste Asiático e a África são dois blocos com grande potencial para as exportações do agronegócio brasileiro, embora a China ainda seja o grande destino dos produtos agropecuários nacionais. O Brasil ainda depende da China, embora algumas declarações do passado demonizavam os chineses e deixaram o agronegócio preocupado. De todo modo, essa extrema dependência atual da China não deve limitar o crescimento econômico do Brasil. Os produtos agrícolas têm ciclos de preços. O momento atual é de ciclo de alta e logo passará para o ciclo de baixa, mesmo com a China consumindo os produtos. O agronegócio tem exportado bastante atualmente porque ganha mais dinheiro exportando, diante de um mercado interno retraído. Se o mercado interno recuperar poder de compra, boa parte do que será produzido será vendida no mercado interno.

Em relação à carne bovina, por exemplo, há um grande potencial reprimido. Nos últimos quatro anos, com a crise econômica, alta da inflação e aumento do desemprego, o brasileiro diminuiu seu consumo de carne. O consumo, anteriormente, era de 35 a 40 quilos por habitante/ano e hoje caiu para 25 quilos por habitante/ano. É necessário recuperar o poder aquisitivo da população. Segundo a Syngenta, apesar da grande dependência da demanda chinesa, especialmente na exportação de grãos, o grande desafio do agronegócio brasileiro nos próximos anos será produzir mais com menos recursos. No curto prazo, o Brasil tem relação muito boa com a china em exportação de grãos. A necessidade de produzir mais com menos recursos vai continuar, independente da China.

Com clima, variabilidade em termos de produção ficará mais crítica nos próximos anos e se tornará mais necessário produzir mais com menos recursos. A Lavoro afirmou que o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e outras práticas adotadas pela agricultura brasileira mostram que o Brasil pode produzir mais com menos recursos e diminuir a sua dependência da demanda de países, como a China. A empresa defendeu a industrialização da cadeia agrícola para minimizar a dependência externa. A grande oportunidade do Brasil é industrializar a produção e agregar valor. Como consequência da industrialização, haverá diminuição da dependência da China. É preciso investir em capturar oportunidades em industrialização. O Brasil precisa também diminuir sua dependência de insumos importados com certa urgência. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.