ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Fev/2023

BNDES: foco na indústria inovadora/descarbonizada

O novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, afirmou nesta segunda-feira (06/02), que o foco na reindustrialização da economia, já colocado por ele como um dos objetivos de sua gestão, significará apoiar uma “nova indústria”, inovadora e “descarbonizada”. Ao mencionar o desafio da reindustrialização, ele afirmou que não se trata da “velha indústria”. Trata-se da nova indústria: digital, descarbonizada, baseada em circularidade e, assim, intensiva em conhecimento. Essa nova indústria exigirá inovação e grandes investimentos na pesquisa aplicada. A participação da indústria nos desembolsos do BNDES era de 56% do total, em 2006, e caiu para 16%, em 2021. O objetivo é reverter tal situação.

Ao mencionar a nomeação de Rafael Lucchesi, diretor da Confederação Nacional da Industria (CNI), como presidente do Conselho de Administração do BNDES, Mercadante ressaltou que seu objetivo é colocar a indústria no topo das ações estratégicas do BNDES. O assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, e Clemente Ganz, que foi diretor do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), serão indicados como membros do Conselho de Administração. Mercadante aproveitou para ressaltar a nova ênfase em sustentabilidade. Não haverá futuro se não a Amazônia e outros biomas não forem preservados. Mercadante defendeu a atuação do banco como "eximbank", financiando o comércio exterior. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também defendeu essa atuação, citando inclusive o financiamento às exportações de serviços de engenharia, ou seja, obras no exterior.

Uma dimensão estratégica para o desenvolvimento são as exportações. O Brasil é a fazenda do mundo, mas não pode ser só a fazenda. Produtos industriais de alto poder agregado são importantes, afirmou Mercadante, citando os financiamentos à Embraer como um caso de sucesso. O BNDES deve apoiar o pré-embarque e o pós-embarque das exportações de produtos. Ao tratar do foco na indústria, ele criticou a redução da participação dos projetos industriais no total dos desembolsos do BNDES e disse que, antes da crise das dívidas externas, que abateu os países da América Latina no início dos anos 1980, a indústria brasileira era maior do que as indústrias da China e da Coreia do Sul, juntas. Mercadante citou ainda o foco de sua gestão nas empresas de menor porte, na educação e na digitalização. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.