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11/Abr/2023

Agronegócio deve ser ambiental e menos ideológico

Segundo o Rabobank, o agronegócio brasileiro já é um dos mais importantes fornecedores de alimentos ao mundo, mas no Brasil e na América do Sul, o setor ainda carece de uma estratégia mais coesa e de visão de longo prazo. É preciso criar uma marca do agro brasileiro. Essa marca é agroambiental, social, mas ela tem que ser transversal, tem que integrar todos os elos da cadeia. Criado por agricultores holandeses há 125 anos, o Rabobank tem uma trajetória intimamente ligada à agropecuária. Hoje, o banco atua em quase 40 países e, no Brasil, ele está há mais de 30 anos, concedendo crédito a alguns dos líderes globais no comércio de alimentos e matérias-primas agrícolas. O Brasil tem condições de se apresentar ao mundo com sua “marca agroambiental”, mas isso exige, antes, que os diferentes elementos dessa construção coletiva passem a falar a mesma língua. É preciso reavaliar o papel das instituições de representação, das associações e de suas iniciativas, inclusive políticas. O agro tem que ser um pouco mais agnóstico politicamente, tem que concentrar seu foco na estratégia de longo prazo, porque a base da economia é de longo prazo. Fonte: Valor Online. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.