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14/Abr/2023

Página ‘Mapa no Mundo’: transparência e visibilidade

O Ministério da Agricultura e Pecuária tem, entre seus objetivos, estimular a abertura de novos mercados para os produtos agrícolas, fomentar as exportações e fortalecer a imagem do agro brasileiro no exterior. Para isso, conta com adidos nos países mais estratégicos e desempenha uma intensa agenda internacional. Para acompanhar este trabalho, dando visibilidade e transparência às ações das autoridades e servidores, incluindo ministro, secretários e diretores, foi criada a página Mapa no Mundo. Atualmente, os produtos do agronegócio nacional estão em mais de 200 mercados, abrangendo 56 países. A adidância agrícola brasileira cobre 61% desses mercados.

O trabalho dos adidos é fundamental para identificar oportunidades para comercialização dos produtos brasileiros, atrair investidores estrangeiros e fomentar ações de cooperação, além de negociar certificações sanitárias e fitossanitárias e definir protocolos para as exportações brasileiras, contribuindo para geração de empregos no Brasil. São 28 adidos designados junto às representações diplomáticas brasileiras no exterior. Somente o calendário de feiras organizadas diretamente pelo Ministério da Agricultura, com apoio do Ministério das Relações Exteriores, possui 15 eventos previstos para este ano: Alemanha (2), Canadá, Coreia do Sul, Egito, Emirados Árabes, Estados Unidos, Índia, Irã, Marrocos, Peru, Rússia, Singapura, Tailândia e Turquia.

Também são programadas visitas técnicas a estabelecimentos animal e vegetal com vista a conhecimento do processo produtivo do país visitado. Há ainda a participação do Ministério da Agricultura nas principais reuniões de organismos e fóruns internacionais e regionais, como a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Programa Mundial de Alimentos (PMA), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Codex Alimentarius, Organização Internacional do Vinha e da Vinho (OIV), Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Organização Mundial do Comércio (OMC), Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), Organização Internacional do Café (OIC), Organização Internacional do Açúcar (OIA), Convenção sobre Diversidade Biológica, Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC ), Cúpula dos Sistemas Alimentares, Grupo dos 20 (G20), Conselho Agropecuário do Sul (CAS) e Brics.

Como resultado da atuação do Ministério da Agricultura: nos três primeiros meses de 2023, foram abertos 10 novos mercados: Egito (algodão), Argélia (bovino vivo), Chile (miúdos de animais, ovos férteis e aves de um dia/codorna), Panamá (sêmen bubalino), Malásia (gelatina de bovino), México (carne bovina e carne suína in natura), Polinésia Francesa (carne de frango), Equador (semente de mamona), Taiwan (ovos para consumo), Argentina (embrião equino). As exportações agrícolas brasileiras apresentaram resultado recorde para o primeiro bimestre deste ano, alcançando US$ 20,10 bilhões. Um aumento de 4,4% na comparação com o primeiro bimestre de 2022. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.