ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Abr/2023

Intenção de Consumo das Famílias cresce em abril

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) avançou 3,1% em abril ante março, para 97,1 pontos. É o maior nível desde março de 2020. Na comparação com abril de 2021, houve alta de 23,7%. O alívio na inflação foi o principal motivo por trás do aumento do otimismo dos consumidores. Entre as causas do maior otimismo está a evolução da inflação, que surpreendeu positivamente em março.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) anual alcançou 4,65%, abaixo do esperado pelo mercado e dentro do intervalo da meta de inflação do Banco Central, que é de 4,75%. Além disso, a inflação de serviços caiu, e o índice de difusão, que representa a quantidade de itens que tiveram aumento de preços, é o segundo menor desde agosto de 2020.

O efeito do alívio da inflação condiz com o fato de que, entre os indicadores que compõem o ICF, o nível de consumo atual registrou a maior alta em abril, com 4,8% ante março. Embora esse componente ainda esteja na zona negativa, com 81,4 pontos, o crescimento de abril ante março foi o mais expressivo desde maio de 2018. O componente "momento para duráveis" saltou 6,2% em abril, mas esse salto tem relação com a base de comparação muito baixa.

O subíndice está em 55,8 pontos, bem abaixo dos demais componentes. Parte do otimismo dos consumidores reage a melhorias no mercado de trabalho. O componente "emprego atual" registrou alta de 1,3% em abril ante março, para 124,4 pontos. A contínua geração de vagas formais e contratação de pessoas com menor nível de escolaridade pelo setor de serviços fez o índice alcançar o maior nível entre todos os indicadores da pesquisa. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.