ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Abr/2023

Startup ARADO faz captação para ampliar operação

A Arado, startup que conecta produtores rurais a restaurantes e varejistas por meio de tecnologia, captou R$ 60 milhões para ampliar a operação do seu marketplace. O aporte série A ocorre menos de 12 meses após a companhia levantar R$ 40 milhões em rodada seed. No ano passado, a empresa, antes chamada de Clicampo, cresceu 30 vezes e vendeu mais de 5 mil toneladas de alimentos. O investimento foi liderado pela Acre Venture Partners, fundo que aposta em melhores resultados climáticos e de saúde por meio de sistemas alimentares e agrícolas, seguido pela Syngenta Group Ventures e Globo Ventures.

Teve também a participação da Valor Capital, da MAYA Capital e da SP Ventures. Com o aporte, a startup planeja ampliar o fornecimento de produtos nas regiões em que já atua: Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP) e São Paulo (SP). A expansão para novos mercados não está no radar por enquanto. Os planos incluem também investir em tecnologia para otimizar a cadeia fragmentada de pequenos produtores rurais e aumentar a previsibilidade. O foco está tanto na parte socioeconômica, melhorando margens e eficiência para produtores e comerciantes, quanto nas questões ambientais. A solução da Arado reduz em até 10 vezes o desperdício na cadeia agroalimentar.

A startup compra de acordo com a demanda dos varejistas e restaurantes, permitindo aos produtores planejarem com maior antecedência. Por outro lado, reduz o estoque das compradoras, o que ajuda a diminuir as perdas ao longo da distribuição. A empresa reduz as intermediações para que o produtor rural seja remunerado com preços mais altos e prazos menores. Na outra ponta, varejistas e restaurantes conseguem oferecer produtos mais frescos e de melhor qualidade para o comprador final. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.