ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Mai/2023

Conab: Carlos Fávaro defende vinculação ao MAPA

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, voltou a defender a vinculação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ao Ministério da Agricultura. Segundo ele, é fundamental para existir o Ministério da Agricultura que tenha a Conab. Trata-se de uma posição técnica importante para o bom andamento da política agrícola brasileira. Desde 24 de janeiro, a Conab passou a ser vinculada ao MDA, conforme a reestruturação proposta pelo Executivo enviada ao Congresso Nacional por meio de medida provisória (MP). Anteriormente, a estatal era atrelada ao Ministério da Agricultura.

Agora, o Congresso avaliará as alterações feitas pelo governo durante o estudo da MP. A bancada ruralista é contrária à saída das áreas de abastecimento, agricultura familiar e gestão do Cadastro Ambiental Rural (CAR) da Agricultura. O governo enviou um documento ao relator da MP que reestruturou o governo, deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB-AL), com a proposta de continuidade da gestão compartilhada da estatal, como vem sendo feito desde a reestruturação. Fávaro afirmou que sua posição não se trata de conspiração contra o governo.

Para Fávaro, não existe Ministério da Agricultura sem companhia de apoio à comercialização. Não existe Secretaria de Política Agrícola sem braço operador de apoio às políticas públicas. O ministro refutou o argumento, usado pelo setor produtivo, de que a Pasta foi esvaziada com a reestruturação feita pelo governo Lula. O Ministério da Agricultura simplesmente voltou ao que era em 2014, 2015, 2016. Não houve desmonte no Ministério da Agricultura. Houve algumas atribuições a mais do governo passado que foram tiradas. A exceção disso é a Conab. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.