ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Oct/2023

Sicredi: maior campanha publicitária de sua história

A rede de cooperativas de crédito Sicredi se prepara para lançar a maior campanha publicitária da sua história. Com a ação, a empresa espera alavancar sua marca pelo Brasil e atingir 10 milhões de associados até 2025. Hoje, a Sicredi tem 7 milhões de cooperados atendidos em uma rede de mais de 2,5 mil agências físicas no País. Criada pelas agências Hoc e Jotacom, a campanha “Não é só dinheiro, é ter com quem contar” marca a estreia dos músicos Ana Castela e Leo Santana como garotos propaganda da empresa, eles aparecem cantando o clássico “Não quero dinheiro”, de Tim Maia, nas peças publicitárias. Esta é a maior campanha já produzida pela rede, tanto em amplitude de veiculação quanto em investimentos. Os aportes na nova campanha, no entanto, não foram divulgados.

A ideia é ser uma ‘lovebrand’ no futuro; para isso, há investimento na expansão do Sicredi pelo País. Dada a “suntuosidade” do investimento, o novo mote publicitário guiará pelos próximos meses toda a comunicação da marca, que incluirá veiculação em TV e na internet, com versões voltadas às pessoas físicas, jurídicas e, especialmente, ao agronegócio. A ação publicitária acompanha um movimento de expansão das cooperativas de crédito pelo País, que nos últimos anos conseguiram aumentar a presença física em meio a um momento de retração das redes de agências físicas dos bancos tradicionais. Dados do Banco Central mostram que, desde 2019, o segmento de cooperativas abriu 2,3 mil agências no País, passando de 6.054 para 8.343 pontos.

Ao mesmo tempo, os bancos fecharam 2,7 mil agências, indo de 19.964 para 17.215 endereços. Neste ano, até setembro, a Sicredi abriu 148 agências. A expectativa é manter a expansão da marca, dobrando os resultados financeiros, em média, a cada três anos, além de ganhar presença em mais segmentos econômicos, como de Pessoa Jurídica (PJ), que representam 14% dos correntistas da rede. Hoje, o Sicredi é muito forte no agronegócio, mas quer atender a todos os tipos de negócios, para que mais pessoas entendam sua nossa função no País. Sobre as perspectivas de para a abertura de agências nos próximos anos, a rede tem crescido em média com 250 novas agências nos últimos anos, mas não há um número alvo.

Não há ambição de crescimento no número de agências, porque esse número será consequência dos resultados. A ambição é crescer de forma sustentável, por causa do compromisso com os associados. Para a FTI Consulting, além das regiões onde a Sicredi já tem densidade, a rede tem potencial para ganhar mercado onde os bancos tradicionais ainda têm mais presença, pois tem uma natureza jurídica muito peculiar, pois o cliente também é cooperado (associado) da instituição. O cliente é beneficiado com o recebimento da distribuição do resultado anual da cooperativa, denominado sobras. As cooperativas têm papel importante em conjunturas de juros altos e endividamento das famílias. Nesse cenário, a oferta de crédito é menor, tornando o papel das cooperativas mais relevante. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.