ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Feb/2024

Índia: polícia tenta dispersar protesto de agricultores

A polícia tentou dispersar com gás lacrimogêneo os agricultores que marcham em direção a Nova Délhi nesta quarta-feira (21/02), após impasses com o governo. Enquanto os manifestantes reivindicam uma nova legislação para garantir preços mínimos para 23 culturas, o governo indiano ofereceu contratos de cinco anos de preços garantidos para apenas alguns produtos, como milho, leguminosas e algodão.

O Ministério da Agricultura afirmou que está disposto a realizar outra discussão e o governo quer manter a paz. Na semana passada, os agricultores pausaram os protestos e se instalaram perto da cidade de Shambhu, enquanto os sindicatos discutiam suas demandas com ministros. Sem uma definição, eles retomaram as manifestações, mesmo com blocos de cimento, contêineres, arame farpado e estacas de ferro para impedir a entrada na capital. Os produtores chegaram às barricadas com escavadeiras para tentar atravessar. As autoridades tentam conter os protestos, que revivem o movimento de 2021, quando milhares de agricultores acamparam nos arredores de Nova Délhi por mais de um ano.

Na época, eles permaneceram no acampamento até o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, revogar as novas leis agrícolas, em um grande revés para o governo. Agora, as manifestações ocorrem em um momento crucial para a Índia, onde as eleições nacionais acontecem nos próximos meses e espera-se que o partido de Modi garanta um terceiro mandato consecutivo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.