05/Mar/2024
A Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) considera que o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário no Brasil foi extremamente positivo. O agro registrou crescimento de 15,1% em 2023 ante 2022, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O desempenho do setor é ainda mais excepcional diante do fato de que a agropecuária é uma atividade cíclica, com produções que podem variar muito de um ano para outro. O resultado reflete os investimentos realizados nos últimos quatro anos, com o agro registrando crescimento de produtividade em vários cultivos, especialmente a cultura do milho. Apesar do bom desempenho, os resultados do quarto trimestre, quando o PIB do agro andou de lado, já prospecta as expectativas para o ciclo atual, 2023/2024. Haverá uma queda de produção, especialmente em Mato Grosso. Os produtores estão preocupados e muitos estão migrando para outras culturas.
Porém, muitos agricultores se prepararam para um ciclo menos favorável, com muito investimento em tecnologia. O setor é pujante e vai, gradativamente, conquistar novos mercados. Nessa linha, a Abag projeta um crescimento do PIB do País entre 1,5% e 2% este ano. Apesar da crise provocada pelos efeitos do fenômeno climático El Niño sobre as plantações, diante do cenário internacional a situação do Brasil não está ruim. É um momento conturbado na política externa, com guerras e um ambiente desfavorável para investimentos. Mas, o setor continuará desempenhando da mesma forma positiva. As inovações tecnológicas nos últimos anos favoreceram muito o setor e ainda há muita novidade chegando, como startups com soluções inovadoras. Entraves antigos, como os gargalos logísticos, podem segurar o bom desempenho. Houve avanços, mas é preciso melhorar a logística portuária, as estradas e multimodais para o escoamento da produção.
Além disso, a falta de armazenamento pode ser um limitador de preços. Dois novos gargalos surgidos nos últimos anos merecem atenção: a conectividade, que impede a expansão da inovação, e a rastreabilidade, cada vez mais exigida e que poderia ajudar a melhorar a imagem do setor. O setor não fez o trabalho de comunicação no passado e hoje sofre as consequências por ter ficado calado durante tanto tempo. A comunicação do que acontece no campo realmente não é fácil, por serem processos muito técnicos. A Abag vem realizando um trabalho para levar informações sobre o que acontece no campo às escolas e ao público urbano. É um público que está distante desse universo rural e não acompanhou a evolução do setor. O trabalho é constante e levará tempo. Quando o agro é acusado ou culpado de alguma situação, isso se reflete nos negócios para toda a cadeia. Por isso, todo o setor precisa se empenhar na melhor comunicação de suas práticas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.