13/Mar/2024
A companhia norte-americana de dados de commodities Barchart acaba de iniciar um movimento em busca de expansão no Brasil, com foco em soluções tecnológicas a agricultores e cooperativas do setor que permitem o compartilhamento de informações para compra e venda de grãos, além da consulta de preços e outros dados relativos ao agronegócio. Apesar de a empresa atuar no Brasil há cerca de dez anos com fornecimento de dados principalmente por meio de parceiros, a ideia é replicar um modelo de negócios que já é aplicado nos Estados Unidos, onde a companhia atende cerca de 600 cooperativas.
A empresa considera que este é o momento ideal para esse passo, visto que o agronegócio brasileiro atravessa uma “revolução digital”, puxada pelo avanço na demanda por monitoramento de dados via celular e a maior adoção de tecnologia pelas novas gerações que estão na gestão das propriedades rurais. A meta é alcançar de US$ 3 milhões a US$ 5 milhões em receita anual, por meio da expansão no Brasil com dados de commodities e serviços de tecnologia. Atualmente, a receita da companhia no Brasil está em torno de US$ 800 mil. Além das cooperativas, cada vez mais empresas de alimentos estão atentas aos preços das commodities, após a experiência com problemas nas cadeias de fornecimento ocorridos durante a pandemia de Covid-19.
Até o momento, os clientes brasileiros mais atendidos pela Barchart estavam no setor de café. Agora, com a plataforma CommodityView, a empresa espera alcançar mais produtores dos setores de grãos. Os agricultores podem acessar dados importantes de comercialização de safra, estoques e contratos, bem como verificar propostas de cooperativas de grãos, mensagens e alertas, e têm a capacidade de enviar ofertas de grãos a partir do aplicativo de celular para sua cooperativa. A Barchart também pretende crescer de forma institucional no Brasil, dado o potencial de mais avanços na produção de grãos nos próximos anos. Fonte: Globo Rural. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.