04/Apr/2024
Na segunda-feira (1º/04), começou a segunda temporada do Exporta Mais Brasil no Nordeste, programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) que aproxima todas as regiões do comércio exterior. Os Diálogos Exporta Mais Brasil abriram a Rodada de São Luís do Maranhão com foco em couros e peles. O Maranhão tem toda uma vocação para exportação. Tem porto, ferrovia, tem os biomas adequados para isso e tem empreendedores. E a ApexBrasil traz dois programas para apoiar os agentes locais a desenvolver esse potencial. Um programa de qualificação, o PEIEX, para preparar as empresas para o mercado internacional, e o Exporta Mais Brasil, que coloca, frente a frente, compradores internacionais e empresários, para promover, nessa edição, a indústria de couros e peles. O governador, Carlos Brandão, também destacou a inserção internacional do Estado e o potencial da cadeia de couros e peles. O Estado tem um grande polo coureiro e quer industrializar essa cadeia.
As empresas internacionais vão conhecer mais o couro brasileiro e maranhense nas rodadas de negócios promovidas pela Apex. O Exporta Mais Brasil roda o País para que as empresas brasileiras ganhem o mundo. Em 2023, foram 13 os Estados visitados para promover as exportações brasileiras. Nesse ano, serão mais 14, e o Maranhão é o primeiro da Região Nordeste. O Maranhão é o segundo Estado que mais exportou na Região Nordeste em 2023, com destaque para produtos como soja, celulose e o complexo da cadeia de alumínio, que concentram grande parte do total exportado. Um dos desafios é diversificar a pauta exportadora. A Apex está mostrando as ferramentas para identificar novas oportunidades para outros produtos. A edição de São Luís do Exporta Mais Brasil tem foco na indústria dos couros e peles. Na terça-feira (02/04), os compradores internacionais de cinco países conheceram o couro brasileiro. Em parceira com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), a ApexBrasil conduz o Brazilian Leather, projeto que promover as exportações e as melhores práticas no setor de couros e peles.
Hoje, o valor das exportações das empresas apoiadas (US$ 1,02 bilhão em 2023) representa 89% de todas as exportações brasileiras do setor. Graças à parceria entre a Agência e o CICB, as exportações de couro brasileiras mudaram de padrão, prevalecendo atualmente produtos de maior valor agregado (couros acabados e semiacabados), enquanto à época do primeiro projeto mais da metade das exportações eram de couro wet blue (um grau de processamento que apenas torna a pele animal imputrescível). Conforme a ApexBrasil, a rodada de São Luís é mais um passo para trazer novos parceiros voltados para uma realidade nova, de ações ecologicamente sustentáveis para a cadeia produtiva do setor. Por meio do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), a ApexBrasil estimula a crescente participação de micro e pequenas empresas na pauta exportadora, mostrando que exportar não é só para os grandes negócios.
O PEIEX-Maranhão está em segundo ciclo de capacitação. O PEIEX atende todo o estado do Maranhão. Há um polo em Imperatriz que atende empresas desse importante polo coureiro, e os técnicos do núcleo em São Luís atendem empresas de todos os perfis, afirmou a ApexBrasil. Um dos casos sucesso do PEIEX-Maranhão é o Gin Luna. O programa foi fundamental para toda a estruturação do negócio. Quando começou o PEIEX, o Gin Luna não tinha produto no mercado, nem embalagem, então, montou todo o negócio com o apoio dos técnicos do PEIEX pensando no mercado nacional e internacional. Por essa razão, seu produto se chama Gin Luar para os consumidores nacionais e Gin Luna para os estrangeiros. Assim, a exportação mudou a empresa. Outro caso de sucesso do núcleo é a Doce Pedaço, empresa do ramo de biscoitos finos, fundada em 2012 e que, com o apoio da ApexBrasil, está em expansão internacional, com foco no mercado mexicano. Fonte: ApexBrasil. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.