ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Jun/2024

Dólar perde espaço para moedas não tradicionais

Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), em novo relatório da Composição Monetária das Reservas Cambiais Oficiais (Cofer), o dólar norte-americano continua cedendo espaço para moedas não tradicionais como reserva financeira internacional. Mesmo assim, a moeda norte-americana continua hegemônica, correspondendo a cerca de 60% das reservas globais, e o nível de diversificação não tem se intensificado nos últimos anos.

Nas duas últimas décadas, enquanto o dólar se enfraquecia paulatinamente, o movimento não foi acompanhado pelo fortalecimento do euro, do iene e da libra, as outras três moedas que dominam o globo, mas sim pelo dólar australiano, canadense, o yuan chinês, o won sul-coreano, o dólar de Singapura e outras moedas nórdicas. As moedas de reserva não tradicionais ganharam protagonismo por promoverem retornos mais atrativos e uma diversificação segura, à medida que também se tornaram mais fáceis de serem negociadas no mercado de câmbio global.

Ao longo das últimas duas décadas, o fato de o valor do dólar dos Estados Unidos ter permanecido praticamente inalterado, enquanto a parte do dólar norte-americano nas reservas globais diminuiu, indica que os bancos centrais têm se afastado gradualmente do dólar. Também se observa um aumento na acumulação de ouro pelos bancos centrais longo dos últimos dois anos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.