20/Jun/2024
Segundo o Bradesco, a falta de uma padronização do ecossistema de dados de produtores rurais é um dos principais desafios para a concessão de crédito rural. Dados de levantamento da Serasa Experian identificam que cerca de 68% dos produtores do País não têm acesso ao crédito formal. O jeito que o E-agro encontrou para driblar essa dificuldade foi utilizar base de dados do Bradesco, de cerca de 2 milhões de produtores, alinhada a dados de parceiros como cooperativas, distribuidoras, birôs de crédito tradicionais e agfintechs, além da interoperabilidade de outros sistemas, como Internet das Coisas (IoT) e dados de máquinas agrícolas.
A grande estratégia é combinar os próprios dados como proprietário, seja um banco, uma cooperativa ou uma fintech, com dados de parceiros colaboradores, para que seja possível trazer todos esses dados para uma mesma base e analisar. A ideia é facilitar o acesso a crédito e entrar em produtores rurais menores, que o banco não conhece tanto e mais concentrados em cooperativas. E, principalmente, aumentar a linha de recursos para Pronaf e Pronamp. Uma das grandes novidades na plataforma foi o registro das primeiras operações de Cédula de Produto Rural (CPR) com garantia de maquinário, em parceria com o grupo AGCO. O Bradesco está trabalhando com o valor de R$ 30 milhões para a primeira leva de CPR máquinas agrícolas, inédita no mercado. Apenas o E-agro faz esse tipo de operação digitalmente.
No Rio Grande do Sul, onde diversos produtores tiveram perdas em virtude da catástrofe climática, alguns produtores podem ter dificuldades de cumprir transações fechadas via barter. O que o Bradesco fez como ecossistema financeiro, falando também de outros bancos de maneira geral, foi estender os prazos de linhas tomadas. É preciso olhar para o Rio Grande do Sul de uma forma a ajudar a construir. Se o produtor porventura não puder arcar com uma garantia de produção de grãos porque perdeu tudo e não vai conseguir produzir, é necessário ser flexível com as garantias em relação a prazo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.