21/Jun/2024
De acordo com pesquisa sobre agroindústria do FGVAgro, a produção agroindustrial registrou uma expansão de 12,1% em abril em comparação com igual mês de 2023. Foi o maior crescimento para o mês desde 2013. No entanto, ao contrário do que ocorreu em março, o número de dias úteis de abril foi maior em 2024 do que em 2023. Isso, certamente, contribuiu para o resultado positivo do mês.
No acumulado no ano, a produção agroindustrial acumulou uma alta de 4,1% em comparação com igual período de 2023, correspondendo ao melhor primeiro quadrimestre para a agroindústria desde 2018. A alta da agroindústria, neste início de 2024, vem sendo derivada tanto do segmento de Produtos Não-Alimentícios (1,3%) como, principalmente, do de Produtos Alimentícios e Bebidas (6,1%).
Desde 2023, o segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas vem apresentando um desempenho positivo, o que continuou ao longo de 2024. O segmento de Produtos Não-Alimentícios operou com dificuldades em 2023, fechando o ano com contração (de -2,1%), contudo, esse início de ano vem sendo mais favorável ao segmento, de tal forma que o único setor dentro desse segmento que não está operando em campo positivo é o de Insumos Agropecuários.
No próximo mês, serão divulgados os dados da agroindústria considerando os primeiros impactos da tragédia climática no Rio Grande do Sul. Diante disso, será possível entender quanto do crescimento acumulado nos primeiros meses de 2024 terá sido perdido com a crise, dado que o Estado está entre os cinco mais relevantes para a agroindústria brasileira. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.