25/Jun/2024
As taxas de juros dos financiamentos para a agricultura familiar no Plano Safra 2024/2025 (julho a junho) devem ficar estáveis em comparação com a atual temporada 2023/2024. Para determinadas modalidades, o governo ainda estuda a possibilidade de redução marginal nos juros, de 0,5%. Os juros atuais aplicados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) vão de 0,5% a 5% ao ano, conforme as linhas contratadas e o enquadramento do agricultor. O aceno do governo é que não haverá mudança quanto aos juros, com pequena probabilidade para redução. Os juros para financiamento da produção de alimentos básicos, como arroz, feijão, mandioca, trigo, alho, amendoim, tomate, cebola, batata, banana, laranja, leite, ovos, tendem a ser mantidos em 4% ao ano.
As taxas de 3% ao ano para crédito para a produção de produtos da sociobiodiversidade, bioeconomia e agroecologia também devem ficar inalteradas. A expectativa era de incentivo para produção de alimentos, com o governo subvencionando os juros ao pequeno produtor para ele custear a produção e não deixar a atividade. Com juros de 3% a 4% ao ano, o custo de produção continua alto para hortifruti. As entidades da agricultura familiar pediam redução das taxas para todas as linhas da agricultura familiar, tanto operações de custeio quanto de investimento, para 2% ao ano. O setor defendia ainda juros zero para produção de alimentos básicos e com maior risco de vulnerabilidade ao clima adverso, como hortaliças.
A manutenção das taxas praticamente inalteradas vem sendo sinalizada, nos bastidores, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) às entidades e parlamentares da agricultura familiar. Deputados do núcleo agrário do Partido dos Trabalhadores, ligados aos pequenos produtores e aos agricultores familiares, atribuem a questão de "impossibilidade" de redução de juros à política monetária do Banco Central, que manteve a taxa básica de juros, a Selic, em 10,5% ao ano. A Selic passou de 13,75% ao ano no Plano Safra 2023/2024 para os atuais 10,5% ao ano. O Plano Safra 2024/2025 para a agricultura familiar será apresentado nesta terça-feira (25/06) pelo Executivo no Palácio do Planalto. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.