ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Jun/2024

Plano Safra 2024/2025: dúvida da data de lançamento

A uma semana do fim da safra 2023/2024, o governo ainda não chancelou as datas de lançamento do Plano Safra 2024/2025. A agenda prévia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva prevê o anúncio tanto da política de crédito para agricultura empresarial quanto para agricultura familiar nesta quarta-feira (26/06), em evento conjunto no Palácio do Planalto. Mas, ainda não há uma decisão final para lançamento único do Plano Safra 2024/2025. O evento do Plano Safra da agricultura familiar que estava previsto para esta terça-feira (25/06) foi adiado, segundo a assessoria de imprensa do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

A Pasta, contudo, informa que não há confirmação de nova data. Interlocutores revelam que a política de crédito para agricultura familiar pode ser anunciada nesta quarta-feira (26/06) juntamente com a empresarial ou postergada para evento específico em 27 de junho ou 3 de julho. O lançamento do Plano Safra da agricultura empresarial segue previsto para esta quarta-feira (26/06), mas também sem confirmação, segundo assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura. Na sexta-feira (21/06), o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, havia confirmado o lançamento do Plano Safra nesta quarta-feira (26/06), em Brasília, assim como o da agricultura familiar.

Oficialmente, as Pastas afirmam que a definição depende da disponibilidade de agenda do presidente Lula que fará uma série de viagens regionais nesta semana. Nos bastidores, entretanto, interlocutores apontam que a discussão passa pela segmentação das políticas para portes de agricultura, retomada pelo governo Lula no ano passado, e pelo debate da viabilidade de realizar um evento único com públicos distintos: movimentos sociais e empresários do agronegócio. O adiamento das datas também possibilitaria a mobilização de um número maior de entidades e representantes do setor presentes na capital federal. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.