ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Jul/2024

Plano Safra Familiar 2024/2025: fundo garantidor

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirmou que haverá um "fundo garantidor" para pequenos produtores rurais terem acesso ao crédito por meio do Plano Safra 2024/2025. Os agricultores têm relatado dificuldade na obtenção do crédito no programa. Os agricultores sempre dizem: “o Plano Safra é muito bom, mas eu não consigo acessá-lo”. E, agora, foi construída, uma escada para acessar o crédito, que é o fundo garantidor. Segundo o ministro, serão três fundos garantidores para esta finalidade. O Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025 prevê a inclusão da agricultura familiar em três fundos garantidores da União.

Os financiamentos de agricultores familiares contratados no Pronaf serão amparados pelo Fundo de Garantia de Operações (FGO) e os feitos por cooperativas serão avalizados pelo Fundo de Amparo às Micros e Pequenas Empresas do Sebrae e pelo Fundo Garantidor para Investimentos (FGI/BNDES). Para o FGO, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar apresentará projeto de lei que permite a inclusão dos agricultores familiares e das suas cooperativas no fundo para a cobertura das operações contratadas no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O Fundo Garantidor é um instrumento financeiro essencial para reduzir riscos e facilitar o acesso ao crédito, especialmente para pequenos produtores que enfrentam dificuldades em oferecer garantias reais.

Tradicionalmente, pelos fundos garantidores, o governo garante à instituição financeira credora o pagamento das parcelas de investimento em caso de inadimplência por incapacidade financeira do produtor rural, como uma espécie de avalista do produtor rural. A intenção é reduzir o risco aos bancos e garantir acesso ao crédito aos produtores rurais que possuem poucos bens para a garantia nas operações. Teixeira afirmou também que será oferecido um programa para as cooperativas brasileiras, com a criação de uma linha de financiamento, o fortalecimento de outra linha e o estabelecimento de um fundo de aval. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.