26/Jul/2024
Segundo o Ministério da Fazenda, os objetivos da presidência temporária do Brasil no grupo com relação à cooperação internacional na área de tributação foram alcançados. Além do comunicado de ministros da Fazenda e de um texto paralelo sobre geopolítica, há alta probabilidade de publicação de um terceiro documento específico sobre o tema.
Os textos foram fechados em nível técnico e passarão pelo escrutínio dos ministros do bloco e dos países convidados. A secretária do tesouro norte-americano, Janet Yellen, sugeriu que o tema da tributação progressiva é caro ao governo dos Estados Unidos, mas disse que se trata de uma negociação difícil e que não é "necessário ou desejável" um acordo global.
Nos últimos dias, o presidente Lula e ministros, incluindo Fernando Haddad, da Fazenda, têm falado favoravelmente a uma taxação global de bilionários cuja arrecadação seja direcionada ao enfrentamento das mudanças climáticas. Há 77 delegações inscritas para as reuniões que vão até esta sexta-feira (26/07) entre países membros, convidados e organizações internacionais, levando em consideração que há equipes tanto de Finanças quanto de bancos centrais. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.