07/Aug/2024
Integrando a comitiva interministerial do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em visita oficial ao Chile, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou na segunda-feira (05/08) do Fórum Empresarial Chile-Brasil, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), na capital do país, Santiago. Na oportunidade, Fávaro destacou a relação comercial nas aberturas de novos mercados para produtos da agropecuária brasileira.
Nos 19 meses de governo, o Brasil bateu todos os recordes na relação comercial nas aberturas de mercados. Esses recordes se transformam em oportunidades bilaterais. Durante a missão oficial, foi anunciado a abertura de um novo mercado do país chileno para o Brasil, a importação de melão pele de sapo. Também foram evidenciadas as assinaturas de memorandos de entendimento entre os dois países. A expectativa é ampliar ainda mais a relação comercial do Brasil com o Chile no âmbito da agropecuária. Atualmente, a relação entre os dois países é similar.
O Brasil exporta para o Chile cerca de US$ 1,5 bilhões por ano, já o Chile exporta para o Brasil cerca de US$1,4 bilhões. O Ministro da Agricultura ainda ressaltou a relação de importação por parte do Brasil. Na ocasião, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, evidenciou a parceria entre os dois países para alavancar a produção de biocombustíveis. O Ministério Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Rosa, ressaltou a política contínua de integração entre os países da América do Sul, destacando as vantagens competitivas. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.