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16/Aug/2024

Brasil poderá receber três novas fábricas de pneus

Fabricantes de pneus importados planejam instalar fábricas no Brasil com investimentos de R$ 4,5 bilhões e a potencial criação de 4,7 mil empregos diretos. As empresas estão escolhendo locais para as unidades industriais visitando terrenos em várias regiões do País e conversando com autoridades locais para entender as condições e incentivos oferecidos. A XBRI Pneus, uma marca brasileira que atualmente terceiriza sua produção em países como Tailândia, Vietnã, Turquia, Camboja e China, tem um projeto de R$ 1,5 bilhão. A LingLong, uma fabricante chinesa, planeja investir um total estimado em R$ 1 bilhão e enviou uma delegação ao Brasil no mês passado para avaliar terrenos em Sete Lagoas e Pouso Alegre, em Minas Gerais, e em locais na Região Nordeste. Para completar, o governo de Santa Catarina recebeu a visita de representantes da Sailun Tyre, outra empresa chinesa, que pretende investir cerca de R$ 2 bilhões em uma fábrica no Brasil. Paraíba, Paraná e Pernambuco também disputam o empreendimento, que prevê a geração de 2 mil empregos.

A investida acontece num momento em que o governo federal analisa um pedido da indústria nacional de pneus para aumentar o imposto de importação de 16% para 35%, visando restringir a entrada de concorrentes estrangeiros, que a despeito de tarifas antidumping contra pneus chineses já mordem mais da metade do mercado brasileiro. Estar próximo de montadoras já estabelecidas ou que estão chegando ao Brasil, reduzindo os prazos de entrega, é um dos motivos por trás dos novos planos de investimento. LingLong e Sailun fornecem pneus para a BYD na China, uma fabricante de veículos híbridos e elétricos que está em vias de começar a produção na antiga fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia. Durante a visita da delegação da LingLong, liderada pelo vice-presidente do grupo, a empresa expressou o desejo de abrir a fábrica brasileira em 2026, o que deve gerar aproximadamente 1,2 mil empregos diretos. A XBRI, que tem grande força no mercado de reposição e está presente em redes como Magazine Luiza, Assaí e Havan, busca ser uma grande fornecedora para montadoras.

No ano passado, com importações, a marca vendeu 3,5 milhões de pneus no Brasil, gerando um faturamento estimado em R$ 4,5 bilhões. É uma solicitação de grandes empresas que as fábricas de pneus estejam próximas das suas plantas industriais, até para garantir fornecimento do produto, afirmou a XBRI, que espera definir o investimento até o final do ano. Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Goiás e Minas Gerais estão entre os Estados avaliados pela Sunset. A empresa também considera comprar um terreno no polo industrial de Camaçari, na Bahia. A Sunset precisa de um terreno de cerca de 100 hectares para a fábrica, que terá capacidade para produzir 5 milhões de pneus para carros e outros 2 milhões para caminhões. A fase é de definir em qual local vai se instalar. A Sunset Tires representa outras cinco marcas de pneus, incluindo a LingLong, mas não há relação entre os projetos da XBRI e da LingLong, que os chineses conduzem diretamente. A fábrica da XBRI pode inicialmente criar 700 empregos, com potencial de alcançar entre mil e 1,5 mil postos de trabalho com o aumento da produção. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.