22/Aug/2024
Uma paralisação iminente nas operações de transporte ferroviário de cargas no Canadá deve causar problemas na cadeia de suprimento agrícola da América do Norte. A menos que haja um acordo trabalhista de última hora, as operadoras Canadian National Railway e Canadian Pacific Kansas City vão paralisar quase todos os serviços de transporte à 0h desta quinta-feira (22/08). O país é o principal exportador mundial de canola e potássio, e um dos maiores exportadores de trigo.
Segundo a Western Grain Elevator Association, o setor de grãos do Canadá alertou pode ter perdas de 50 milhões de dólares canadenses (US$ 36,82 milhões) por dia se as operadoras de ferrovias Canadian National Railway e a Canadian Pacific Kansas City não retomarem as operações normais. Quando se perde embarques, não é possível recuperar. A associação, que inclui empresas como Cargill e Viterra, movimenta 90% das exportações de grãos do oeste do país.
As ferrovias reduziram significativamente suas operações em antecipação a uma possível paralisação trabalhista que pode começar nesta quinta-feira (22/08). Uma paralisação prolongada pode fazer com que as entregas sejam feitas após a temporada de preços mais altos, resultando em preços mais baixos para os agricultores. A capacidade de armazenagem de grãos das empresas é limitada. Fontes: Broadcast Agro e Reuters. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.