27/Aug/2024
De acordo com dados da 50ª edição da pesquisa Webshoppers da NielsenIQ Ebit, o faturamento do comércio eletrônico brasileiro chegou a R$ 160,3 bilhões no primeiro semestre de 2024, crescimento de 18,7% ante o mesmo período do ano passado. Os destaques deste semestre foram o retorno do crescimento das vendas de eletrodomésticos e a alta nos pedidos de produtos da categoria de giro rápido. A categoria de eletrodomésticos cresceu 7,2% em faturamento e 4,6% em pedidos, com produtos ligados à onda de calor puxando o resultado para cima.
As vendas de ar-condicionado, geladeira, refrigerador, ventilador e circulador de ar foram os grandes destaques da cesta e contribuíram com 37,8% do crescimento do canal online no período. Em pedidos, as cestas com predominância de itens de giro rápido, como Alimentos e Bebidas e Perfumaria e Cosméticos, foram os principais impulsionadores de crescimento. Juntas, elas contribuíram com 51% do crescimento em pedidos.
Os destaques foram as categorias de protetor solar, café, hidratante para o corpo e shampoo para o cabelo. No segmento de giro rápido (FMCG), as cestas de Higiene & Beleza (H&B) e Alimentos contribuíram com mais de 90% dos ganhos totais no primeiro semestre de 2024. A cesta de Alimentos teve um crescimento de 18,4% em faturamento bruto, enquanto a de Higiene & Beleza aumentou 17,8%. Com a aquisição da GfK, a NielsenIQ Ebit passou a fazer uma leitura que inclui o mercado de Tecnologia e Duráveis.
O segmento de ar-condicionado foi o grande destaque, com um aumento de 59,9% em faturamento, 21,1% em volume e 31,3% em preço médio, impulsionado pelas altas temperaturas registradas em várias regiões do País. Outros produtos, como refrigeradores, máquinas de lavar roupas, micro-ondas e fogões e fornos também apresentaram alta, com variações de 20,4%, 15,3%, 14,4% e 7,9%, em faturamento, respectivamente, no e-commerce. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.