ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Oct/2024

Governo e Agronegócio mantêm relação pragmática

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, destacou o diálogo entre o governo federal e o agronegócio, citando a postura pragmática dos empresários do setor, que têm reconhecido os esforços do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para impulsionar o segmento. Como exemplo, citou a abertura de mercados internacionais. Os empresários com quem o governo dialoga no Conselhão têm visão pragmática: é um setor que reconhece que o governo do presidente Lula abre novos mercados.

Segundo o ministro, desde o início de 2023, o agronegócio tem sido ouvido por meio do Conselhão, órgão criado para promover o diálogo entre o governo e diversos segmentos da sociedade. Quando o Conselhão foi montado, o governo fez questão de trazer vários expoentes desse setor, convidando para participar, exatamente para levantar os temas importantes. O objetivo é identificar as pautas convergentes que atendam às demandas do agronegócio. O governo está comprometido em apoiar o agronegócio, especialmente por meio dos bancos públicos, garantindo investimentos para sustentar o crescimento, assim como pelo Plano Safra, o "maior da história".

O ministro ressaltou que o governo está comprometido com a aprovação de projetos estratégicos no Congresso Nacional, como o Combustível do Futuro, sancionado na semana passada pelo presidente Lula, e o marco regulatório de hidrogênio verde. O Brasil tem um papel de destaque na transição para uma economia verde. Combinar produtividade agrícola com sustentabilidade é o caminho para evitar sanções internacionais. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.