ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Oct/2024

Mercado de Trabalho: profissionais com 60 anos +

Nunca tantos brasileiros com mais de 60 anos atuaram no mercado de trabalho. No segundo trimestre deste ano, eram 8,042 milhões de pessoas desse grupo ocupadas, um contingente equivalente ao de toda a população do estado do Pará. Os dados do número de profissionais ocupados com mais de 60 anos são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quando esse tipo de levantamento começou a ser realizado, no primeiro trimestre de 2012, o número de brasileiros trabalhando nessa faixa etária era de 4,934 milhões. Ou seja, quase metade do que é hoje.

Segundo a consultoria Tendências, em termos absolutos, a forte alta da população ocupada decorreu do crescimento demográfico desse grupo de idade, associado à melhora relativa do mercado de trabalho nacional. O aumento da ocupação entre os mais velhos é um movimento que não deve parar. O Brasil vive uma transição demográfica acelerada, com a população envelhecendo mais rápido do que o esperado, o que reforça a expectativa de que a chegada dos trabalhadores com mais de 60 anos ao mercado de trabalho deve ganhar força nos próximos anos. Os números capturados pelo Censo já deixam evidente esse processo de envelhecimento brasileiro.

Em 2000, a população de 60 anos ou mais era de 15,2 milhões; pulou para 20,6 milhões em 2010; e chegou a 32,1 milhões em 2022. Na prática, o Brasil perdeu o chamado bônus demográfico, período no qual jovens entraram no mercado de trabalho e contribuíram para que o País registrasse elevadas taxas de crescimento econômico. As projeções indicam uma redução no número de crianças e jovens (entre 2000 e 2022, o número de nascimentos recuou em 998 mil), enquanto a proporção de idosos continuará crescendo, especialmente entre as mulheres, cuja expectativa de vida é maior. Com o processo de envelhecimento acelerado do Brasil, as empresas passaram a desenvolver programas exclusivos para a contratação de trabalhadores com mais 50 anos.

Em geral, esses profissionais, sobretudo aqueles com idade superior a 60 anos, são vistos com mais inteligência emocional e maturidade para lidar com os desafios do dia a dia. O Brasil passa por uma transformação importante no mercado de trabalho. Nunca tantos brasileiros com mais de 60 anos estiveram ocupados. Na varejista Grupo Pereira, que abrange 125 unidades de negócio, incluindo 31 lojas da rede de supermercados Comper e 60 do Fort Atacadista, a contratação de trabalhadores mais velhos ocorre ao longo de todo ano e é incentivada com a divulgação nas portas das lojas do grupo e nas redes sociais. Para a empresa, a grande vantagem de ter trabalhadores com mais de 60 anos é o nível de maturidade que eles já têm. Não são tão imediatistas.

E, no varejo, todo dia é uma luta para entregar a meta de resultado, atender bem o cliente e saber que a loja tem de estar perfeita para o dia seguinte. São cerca de 20 mil funcionários no Grupo Pereira. Desse contingente, 5% têm mais de 60 anos. O Grupo atua em praças com pleno emprego, como é o caso da Região Sul. Há uma grande dificuldade de contratação. Os números do IBGE confirmam esse cenário de pleno emprego. O desemprego na Região Sul foi de 4,7% no segundo trimestre, número abaixo do apurado para todo o País (6,9%) no mesmo período. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.