ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Oct/2024

G20: Alckmin terá ao menos 8 reuniões bilaterais

Responsável por liderar as tratativas ministeriais relativas a comércio e investimentos no G20, presidido pelo Brasil neste ano, o vice-presidente ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, terá pelo menos oito reuniões bilaterais nesta semana. A lista de encontros já confirmados envolve representantes de países como China, Estados Unidos, Noruega e Reino Unido, além de enviados da União Europeia e da Organização Mundial do Comércio (OMC). A maior parte das bilaterais vai ocorrer nesta quarta-feira (23/10), dia que antecede a reunião de Ministros do Comércio e Investimentos do G20, presidida por Alckmin. O secretário-executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa, também terá uma programação de bilaterais, que conta com representantes da França, África do Sul, Índia, Coreia do Sul e Emirados Árabes.

Da União Europeia, bloco com o qual o Mercosul tenta fechar um acordo comercial, Alckmin se reunirá com o vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis. A expectativa é que as tratativas técnicas para o acordo sejam concluídas neste ano. A conversa reservada com a OMC será com a diretora-geral da organização, Ngozi Okonjo-Iweala. A reforma da instituição é a temática de um dos quatro grandes pontos tratados pelos ministros de Comércio no âmbito do G20, e sobre os quais o encontro ministerial buscará produzir um documento de consenso para a cúpula que acontece em novembro. Apesar de a OMC ser formada por 164 países e o G20, menor, o grupo tem o poder de dar impulso político às discussões que necessariamente passam pela própria organização. A agenda de Alckmin com a China será junto do Representante de Negociações de Comércio Internacional e Vice-Ministro do Ministério de Comércio, Wang Shouwen. A bilateral acontece enquanto o Brasil se prepara para receber o presidente chinês, Xi Jinping, que vem ao País em novembro para participar da cúpula do G20.

Uma comitiva de negociadores brasileiros foi a Xangai para tentar fechar um "acordo de impacto" com o país a ser anunciado durante a visita do líder do gigante asiático ao Brasil. Com os norte-americanos, a reunião será com a representante de Comércio dos Estados Unidos, a embaixadora Katherine Tai. A programação de bilaterais ainda terá o vice-primeiro-ministro e ministro de Comércio e Indústria de Singapura, Gan Kim Yong, país com o qual o Mercosul assinou no fim do ano passado um acordo de livre comércio; o primeiro com um país da Ásia, que se tratou também do primeiro acordo de livre comércio que o Brasil concluiu em mais de uma década. A lista de encontros privados também conta com o Ministro de Comércio Internacional e Negócios do Reino Unido, Jonathan Reynolds, a Ministra do Comércio e Indústria da Noruega, Cecilie Myrseth, e o Ministro do Comércio da Nova Zelândia, Todd McClay. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.