ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Jan/2025

Custo de produção de alimentos teve alta em 2024

A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) afirmou que vários fatores afetaram o custo de produção dos alimentos no último ano, como as condições climáticas adversas que prejudicaram a safra de grãos e a qualidade das pastagens, o que influenciou nos preços das principais matérias-primas agropecuárias. A entidade citou também o aumento dos preços das embalagens, decorrente dos impostos de importação de insumos; a alta dos combustíveis e da energia e a desvalorização cambial.

Tais fatores foram expostos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em novembro do último ano. Os preços dos alimentos sempre foram uma preocupação do presidente Lula, que convidou a Abia, assim como a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), para participar de uma reunião no ano passado sobre o tema. Na ocasião, a Abia contribuiu com informações sobre fatores que afetaram os custos de produção da indústria de alimentos em 2024.

Sobre a proposta de mudança no conceito regulatório de data de validade dos alimentos, a Abia afirmou que ele deve ser obrigatoriamente vinculado a rígidos programas de qualidade. Acrescentou, ainda, que a proposta contempla um período mínimo em que o produto mantém seu sabor e valor nutricional, o que seria aplicado a produtos estáveis em temperatura ambiente, como biscoitos, macarrão, maionese, grãos, enlatados, leite UHT, que possuem atividade de água baixa, passam por processo de produção de esterilização e são embalados a vácuo.

No Brasil, muitos alimentos ainda seguros para o consumo têm o lixo como destino, por causa da data de validade. O best Before não impacta no preço do alimento, mas pode ser uma ferramenta a mais para promover o acesso a ele, combatendo o desperdício. A medida está sendo avaliada pelo governo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.