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08/Apr/2025

TM Digital fará gestão de risco em crédito agrícola

Em meio ao aperto de crédito e aumento da inadimplência no agronegócio, o Grupo TerraMagna anunciou a criação da TM Digital, empresa dedicada à oferta de tecnologia para gestão de risco em financiamentos agrícolas. O novo negócio prevê alcançar R$ 18 bilhões em operações analisadas até o fim do ano, entre carteiras existentes e novas concessões de crédito. A empresa, que tem CNPJ próprio e estrutura separada da TerraMagna, nasce para externalizar a tecnologia de análise de risco já utilizada internamente pela fintech, que administra um dos maiores Fiagro-FIDC do mercado, com patrimônio superior a R$ 500 milhões, e cerca de R$ 1,2 bilhão em fundos exclusivos. A TM Digital foi criada dentro do Grupo TerraMagna. Agora ela é, de fato, uma nova empresa e a grande motivação foi poder compartilhar com o mercado todas as inovações que desenvolvemos ao longo desse tempo. A tecnologia da nova empresa é direcionada principalmente para distribuidores de insumos, mas também pode ser utilizada por cooperativas, agroindústrias e redes regionais.

A plataforma unifica em um único ambiente digital toda a jornada de análise de crédito, monitoramento via satélite, gestão de garantias e cobrança. Na prática, o que a TM Digital faz é colocar em um único ambiente digital todos os serviços que contemplam essa jornada. Hoje, há distribuidores precisando de seis, oito, às vezes até dez fornecedores para compor cada parte do processo. O volume de R$ 18 bilhões projetado para 2025 corresponde ao valor total das operações financeiras que serão processadas pela plataforma. Quando se fala desses R$ 18 bilhões passando pela gestão de risco, a TM Digital vai ser um dos principais parceiros para avaliar o que é um produtor bom e diferenciá-lo do que tem risco. O principal diferencial é a integração do monitoramento por satélite, tecnologia que a TerraMagna desenvolve desde 2017, ao motor de análise de crédito. A capacidade de pagamento de um produtor rural vem da sua capacidade produtiva. Avaliando bem os riscos agroclimáticos e mercadológicos, é possível balizar melhor a tomada de decisão.

A plataforma pode ser contratada de forma integral ou modular, adaptando-se ao porte e necessidades específicas de cada cliente. É uma plataforma customizável e escalável para qualquer distribuidor, independentemente do tamanho ou região de atuação. Em um momento marcado pelo aumento de recuperações judiciais e maior seletividade nos financiamentos, a TM Digital se apresenta como ferramenta para mitigar riscos. A tecnologia não é mais uma opção, ela é necessária para a sobrevivência. O distribuidor precisa discernir muito bem o que é uma boa venda e o que não é tão estratégico naquele momento. A empresa ainda não trabalha com integração aberta com bancos, ERPs ou outras fintechs. O foco inicial será alavancar resultados da própria TerraMagna e conquistar clientes independentes. A operação comercial já começou e a companhia espera uma expansão significativa nos próximos meses. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.