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09/Apr/2025

Plataforma ConectaAgro: apoio ao comércio exterior

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou o ConectaAgro, uma nova ferramenta interativa desenvolvida para fortalecer o fluxo de informações e ampliar as exportações e a presença internacional do agronegócio brasileiro. A ferramenta reúne informações sobre intercâmbio comercial, eventos, feiras e a atuação dos 40 adidos agrícolas em países considerados estratégicos para o comércio exterior brasileiro. O ConectaAgro é uma ferramenta que se soma a outras iniciativas recentemente lançadas pelo Mapa, bem como a ações de outros ministérios e agências ligadas ao comércio exterior, com o objetivo de fortalecer a presença internacional do Brasil. O propósito é abrir portas para mercados externos e garantir que o País continue sendo um dos principais fornecedores globais de alimentos, destacou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Iniciativas como o AgroInsight, o Passaporte Agro, a Caravana do Agro Exportador e o Pool de Tradings ganham um reforço estratégico com o ConectaAgro, que funciona como um sistema interativo e integrado de apoio ao exportador brasileiro em diversas áreas, ressaltou Fávaro. A proposta, com mais essa ferramenta, é ajudar o exportador a aproveitar as oportunidades geradas pelos 348 mercados abertos desde o início da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um número recorde. Ter acesso rápido e preciso a informações de mercado é essencial tanto para o início quanto para a consolidação de negociações comerciais. A agilidade na obtenção desses dados permite tomadas de decisão mais estratégicas, alinhadas às necessidades e expectativas dos mercados internacionais, garantindo maior competitividade e assertividade nas negociações. Com adidos agrícolas posicionados em 38 postos ao redor do mundo, o Brasil mantém uma presença ativa em mercados considerados prioritários, com destaque para o recente incremento de adidâncias especialmente em países da África.

Esses profissionais desempenham um papel essencial ao facilitar negociações, abrir portas para novos produtos e atuar na resolução de questões técnicas que possam dificultar o acesso a determinados mercados. Além de atuarem como ponte para as negociações, os adidos agrícolas representam o Brasil em fóruns globais importantes e participam de eventos estratégicos de promoção comercial. Feiras, rodadas de negócios e missões empresariais são fundamentais para ampliar a visibilidade do agronegócio brasileiro, identificar novas demandas de mercado e fortalecer parcerias comerciais em diferentes regiões do mundo. Tudo isso sempre em coordenação com a ApexBrasil, as Embaixadas, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.