ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Jun/2025

Canadá-EUA seguem negociando acordo tarifário

O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, afirmou que uma reunião bilateral com o presidente norte-americano, Donald Trump, à margem da próxima cúpula de líderes do G7, no Canadá, será determinante para avaliar o quão próximos os dois países estão de um acordo bilateral sobre tarifas. Autoridades dos dois países estão envolvidas em intensas negociações sobre um novo pacto econômico e de segurança, mas ainda não há um acordo fechado.

O Canadá está preparado para tomar o tempo necessário para concluir um pacto que beneficie os dois países, mas o primeiro-ministro ressaltou que sua paciência não é infinita. Caso as negociações não avancem, as autoridades canadenses estarão prontas para implementar novas tarifas retaliatórias contra determinados produtos norte-americanos, em resposta à decisão de Trump de dobrar para 50% as tarifas sobre aço e alumínio estrangeiros. O Canadá é o maior fornecedor de ambos os metais para os Estados Unidos.

A cooperação na área de defesa poderia fazer parte do acordo, no qual o Canadá exige a eliminação de todas as tarifas norte-americanas sobre seus produtos. Além da tarifa de 50% sobre aço e alumínio, os Estado Unidos impuseram uma tarifa de 25% sobre veículos montados no Canadá e outros bens que não atendem às exigências do atual acordo comercial entre Estados Unidos, México e Canadá. As reuniões formais de autoridades de alto escalão na do G7 estão previstas para começar nesta segunda-feira (16/06). Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.