ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Sep/2025

1º Congresso Prefeitos do Agro reúne autoridades

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou na sexta-feira (12/09), em Sorriso (MT), da abertura do 1º Congresso Prefeitos do Agro, ao lado do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin. O evento buscou reforçar o papel dos municípios no fortalecimento do agronegócio brasileiro. Durante a abertura, o vice-presidente Geraldo Alckmin destacou a força produtiva de Mato Grosso, responsável por um terço da produção agrícola do Brasil. Ele ressaltou que o Estado é líder na soja, responde por 60% do algodão nacional e se consolidou também como campeão na produção de milho.

Alckmin também enfatizou a importância da agregação de valor às cadeias produtivas, citando a transformação da soja em biodiesel e do milho em etanol, DDG e bioeletricidade. Segundo ele, a expansão da agroindústria no Estado garante emprego, renda e novas oportunidades de crescimento. O vice-presidente lembrou ainda o protagonismo do Brasil na transição energética global, especialmente na produção de biocombustíveis. O Brasil está dando um exemplo para o mundo. Nenhum país tem 30% de etanol anidro na gasolina e 85% da frota flex. E o governo lançou o carro sustentável, que é mais barato, mais limpo e reciclável.

Em sua fala, o ministro Carlos Fávaro ressaltou que o Brasil vive um momento histórico, com a maior safra de todos os tempos. São 350 milhões de toneladas de grãos, somadas a uma produção nacional que alcança 1,2 bilhão de toneladas de alimentos, com cana-de-açúcar, proteínas animais, frutas, hortifrutis e celulose. Fávaro ainda atribuiu os bons resultados à perseverança dos produtores, ao apoio do governo, e a três Planos Safra consecutivos que bateram recordes. O ministro também destacou os avanços na abertura de mercados internacionais, que desde o início do atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já alcançou 435 novos mercados para produtos agropecuários brasileiros.

O Brasil tem apetite para crescer e gerar oportunidades. A agropecuária brasileira mostra resiliência, diversificação e capacidade de enfrentar os desafios internacionais com firmeza, afirmou o ministro. Fávaro anunciou ainda a instalação de um escritório da ApexBrasil em Cuiabá (MT), em parceria com a Famato, para aproximar produtores e empresas dos compradores internacionais. A programação do Congresso contou com palestras e painéis técnicos sobre políticas públicas, inovação tecnológica, logística, bioenergia, sustentabilidade no campo e os cenários futuros para grãos, proteínas e biocombustíveis.

Participaram da abertura cerca de 20 prefeitos das regiões norte e médio norte (Lucas do Rio Verde, Vera, Santa Carmem, União do Sul, Ipiranga do Norte, Campos de Júlio, Tabaporã, Santo Antônio do Leste, Santa Rita do Trivelato). O evento também reuniu lideranças femininas para compartilharem projetos e experiências que reforçam a força das mulheres no desenvolvimento do setor. Com palestras sobre empreendedorismo e o papel da mulher na transformação do agro brasileiro, o encontro buscou valorizar projetos que unem desenvolvimento econômico e social, mostrando como a atuação feminina fortalece comunidades e abre caminhos para novas oportunidades no campo. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.